OTIMIZAR E INOVAR SEMPRE

A região oeste do Paraná é considerada aquela que tem um dos melhores solos para o desenvolvimento da agricultura e áreas extremamente positivas à pecuária. Pequenos e médios produtores, aproveitando deste fator, buscam a otimização e a inovação em suas rotinas produtivas como forma de ganho real maior e melhor qualidade de vida. Há alguns que se especializam em atividades pecuárias que a parte
agrícola é totalmente revertida para a produção, como por exemplo da pecuária leiteira, trazendo melhores médias de leite e a possibilidade de estruturar o plantel de gado na propriedade.

VERA CRUZ DO OESTE
Este é caso do cooperado Eliandro Zilli, através da Unidade de Vera Cruz do Oeste, que conta com uma área total de 7,5 alqueires, com 7 alqueires de plantação. “A parte de plantação utilizamos tudo para silagem, em duas safras por ano, tudo para consumo do plantel, que gira em um total de 150 animais, sendo 82 em lactação”, explicou Eliandro que ainda complementou, “na parte de lactação estamos com uma média de 2.500 litros por dia, sendo praticamente 30 litros de média por animal”. Na propriedade ainda existem animais em fases de crescimento e semi confinamento, novilhas e machos de corte, divididos em idade para que possam ganhar peso de forma otimizada. A nutrição é feita através de silagem, feno e também com as rações da Primato.

RAÇÕES PRIMATO
Na parte da nutrição o cooperado comentou que utiliza complementando as Rações da Primato, a granel. “O silo e o descarregador de rações foram adquiridos pela Primato e esta parceria segue firme. Na época parecia que as seis toneladas seriam muito, mas com o plantel atual, estamos até considerando a ideia de comprarmos mais um”, comentou Eliandro que complementou, “faz mais de cinco anos que utilizo sem ter problemas, classifico como muito boa e é possível notar na produção e na sanidade dos animais, por isso, a ideia é não trocar”. O cooperado comentou também que utilizou rações de outras empresas e não tinha o mesmo desempenho que atualmente.

COOPERATIVA
Sobre a relação com a cooperativa, Eliandro classificou como positiva e importante para sua atividade e produção. “Eu classifico como positiva a relação com a cooperativa, todos os encarregados e técnicos que estiveram na unidade de Vera Cruz do Oeste, tivemos bons relacionamentos. Como toda relação, às vezes precisamos conversar e acertar alguns pontos, mas considero importante para nossa propriedade essa relação com a Primato”.

Voltar